sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Portugal casa vez mais certo no 7.º lugar do ranking UEFA

Mais uma jornada europeia e... a França e a Rússia cada vez mais longe. O 7.º lugar já é praticamente uma certeza para Portugal, dado que, neste momento, estamos a 3,335 pontos da França e 1,534 da Rússia.

Para se ter uma noção da dimensão que estes valores representam, note que nas cinco jornadas europeias até agora, Portugal somou em média 0,633 pontos por jornada.

Mas há alguma esperança de apanharmos a Rússia já na próxima jornada, caso Benfica e Porto se apurem para os oitavos. É que esse apuramento dá um bónus de 5 pontos a cada equipa, e o Rostov e o CSKA já não têm hipóteses de lá chegar.

Convém lembrar que, àparte este bónus de 5 pontos, os restantes bónus por se ir avançando na competição são iguais na Liga dos Campeões e Liga Europa, pelo que, uma boa prestação na Liga Europa poderá dar para compensar o não apuramento na Champions..

Abaixo fica a evolução dos coeficientes esta época: (Clique para ampliar)




Pode consultar a análise feita para a jornada anterior: jornada 4.

Estou também no Facebook e Twitter.
Notas: O coeficiente é dado pela média dos pontos obtidos durante as últimas cinco temporadas.
Atribuição de pontos: 2 pontos por vitória, um por empate (nas pré-eliminatórias e play-off é metade). 4 pontos pela presença na fase de grupos da Champions e 4 por apuramento para os oitavos. Um ponto extra por cada fase que se passa depois (oitavos, quartos, meias, final) quer na Champions, quer na Liga Europa.
Os pontos são divididos pelo total de clubes que cada país apura. Os nossos pontos são a dividir por seis (tal como os de França). Os pontos da Rússia são divididos por 5.
Equipas portuguesas: Benfica, Sporting, Porto, Braga, Arouca (eliminado), Rio Ave (eliminado)
Equipas francesas: PSG, Lyon, Monaco, Nice, Saint-Étienne, Lille (eliminado)
Equipas russas: CSKA, Rostov, Zenit, Krasnodar, Spartak de Moscovo (eliminado)

2 comentários :

  1. Não concordo, Porto e Benfica deveriam passar aos 1/8final, o que representa +10 pontos de bónus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, não estava a contabilizar esse bónus de 5 pontos para cada equipa que passa aos oitavos de final. Assim já não é nada claro que seja melhor cair para a Liga Europa (a não ser que a prestação aí seja de facto muito boa).

      Além disso, o Rostov e o CSKA já estão eliminados da Champions, portanto Portugal ainda poderá ter hipóteses.

      Vou acrescentar essa informação ao post. Obrigado.

      Eliminar