sexta-feira, 4 de novembro de 2016

4.ª jornada europeia: Rússia mais perto. França mais longe.

Este ano, o mais certo será perdermos o 5.º lugar do ranking da UEFA para a França, mas ainda temos hipóteses de lutar pelo 6.º com a Rússia. Por isso, tenho acompanhado a evolução dos coeficientes UEFA todas as jornadas.

Aqui pode consultar  o que aconteceu nas jornadas anteriores: Jornada 1, Jornada 2 e Jornada 3.

Esta foi uma jornada positiva para Portugal, com as vitórias de Benfica, Porto e Braga. No entanto, o Sporting perdeu e convém lembrar que Arouca e Rio Ave (que já foram eliminados) continuam a penalizar o nosso coeficiente todas as jornadas, porque os pontos são divididos por seis equipas.

Outro problema  para Portugal é que as equipas francesas têm estado bem na Europa. Mesmo com a surpreendente derrota caseira do Nice frente ao Salzburg, França somou mais pontos que Portugal esta semana. Houve sim uma boa aproximação à Rússia. (clique para ampliar)


Eis a situação atual de Portugal, que ocupa o sétimo lugar do ranking:


 

Estou também no Facebook e Twitter.
Notas: O coeficiente é dado pela média dos pontos obtidos durante as últimas cinco temporadas.
Atribuição de pontos: 2 pontos por vitória, um por empate (nas pré-eliminatórias e play-off é metade). 4 pontos pela presença na fase de grupos da Champions e 4 por apuramento para os oitavos. Um ponto extra por cada fase que se passa depois (oitavos, quartos, meias, final) quer na Champions, quer na Liga Europa.
Os pontos são divididos pelo total de clubes que cada país apura. Os nossos pontos são a dividir por seis (tal como os de França). Os pontos da Rússia são divididos por 5.
Equipas portuguesas: Benfica, Sporting, Porto, Braga, Arouca (eliminado), Rio Ave (eliminado)
Equipas francesas: PSG, Lyon, Monaco, Nice, Saint-Étienne, Lille (eliminado)
Equipas russas: CSKA, Rostov, Zenit, Krasnodar, Spartak de Moscovo (eliminado)

Sem comentários :

Enviar um comentário