terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Ronaldo teve 10 vezes mais votos que Messi - interpretando os pontos da Bola de Ouro I

Cristiano Ronaldo venceu a Bola de Ouro, tendo sido votado como melhor jogador do mundo por 79% dos jornalistas que fazem parte do painel da France Football. (137 jornalistas em 173).
Apenas 7,5% (13 jornalistas dos 173) consideraram Messi como o melhor do mundo.

Ou seja, por cada jornalista a achar que Messi foi o melhor do mundo, houve outros dez (!) a achar que o prémio devia ir para Ronaldo.




Passando rapidamente pelos jornais online e suas capas, não vi nenhum em Portugal ou Espanha que desse esta informação. Todos os anos, ao ver como são anunciadas as escolhas para a Bola de Ouro, sinto que os resultados da votação não são totalmente percebidos ou devidamente analisados.

A Bola, na capa, noticia que Ronaldo teve "mais do dobro de votos de Messi". O Jogo foi um pouco mais rigoroso e diz que Ronaldo ganha "com mais do dobro dos pontos de Messi". Mas o que significa isso?


Cada jornalista indica aqueles que considera terem sido o primeiro, o segundo e o terceiro melhores jogadores do ano, atribuindo-lhes 5, 3 e 1 pontos, respetivamente.

Mas este sistema de pontuações é algo arbitrário. Obviamente, o primeiro classificado deve receber mais pontos do que o segundo e do que o terceiro, mas, a partir de aí, porquê distribuir os pontos em 5-3-1 pontos e não em 3-2-1 ou 10-5-1? Ou, alternativamente, cada jornalista poderia escolher os cinco primeiros e atribuir-lhe 5-4-3-2-1 pontos; ou podiam votar só no primeiro e contabilizar-se o número de votos, em vez do número de pontos. Não há nenhuma razão especial para usar o sistema de 5, 3 e 1 pontos. (como também não há para utilizar os outros sistema de que aqui falo, daí dizer que a escolha é algo arbitrária).

Assim, é difícil interpretar o significado das pontuações finais. O que significa que Ronaldo tenha vencido Messi com mais do dobro dos votos? Imagine que todos os 173 jornalistas tinham votado em Ronaldo para 1.º e Messi para 2.º. Haveria unanimidade na escolha e, por isso, seria uma vitória ainda mais clara do que esta, no entanto, isso não daria a Ronaldo o dobro dos pontos de Messi. Um jogador que seja votado como melhor do mundo por todos os jornalistas, sem exceção, só consegue 56% dos pontos totais atribuídos pelos jornalistas.

Concluindo, além de olhar para os pontos, parece-me fundamental olhar para os votos. Acho estranho que nenhum jornal dê destaque a isso,

1 comentário :

  1. Bom dia,

    Gostava de propor uma parceria entre os nossos 2 blogs com troca de links.
    O meu é http://ofuraredes.blogspot.pt/
    Escrevo sobre o Benfica e futebol internacional.

    Abraço
    Tiago Wemans

    ResponderEliminar