sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A polémica do vídeo-árbitro no golo de Ronaldo

O golo de Ronaldo ontem contribuiu um pouco para a polémica, porque o árbitro inicialmente parecia ter invalidado o lance, mas depois acabou por decidir bem (que é o que interessa!). E tudo isso, dede o golo ao reinício da partida, sabem quanto demorou?

1:35 min.

Comparemos com outros golos recentes:
Golo do Benzema no mesmo jogo: 53 segundos até ao reinício (42 segundos de diferença)
Golo do Vitória frente ao Vilafranquense: 1:02 min até ao reinício (33 segundos de diferença)
Golo de Brahimi ao Marítimo: 1:10 min até ao reinício (25 segundos de diferença)
Golo de André Silva ao Marítimo: 52 segundos até ao reinício (43 segundos de diferença)

Ou seja, toda aquela confusão com o vídeo-árbitro atrasou o jogo apenas 30 ou 40 segundos! Eu acho que vale a pena, para garantir que o golo é legal.
E em circunstâncias normais nem demoraria nada. O tempo dos festejos é mais que suficiente para usar o vídeo-árbitro.
 
Eu cronometrei:
28 segundos depois de Ronaldo marcar: vê-se o árbitro apitar e fazer o sinal da televisão, parecendo assinalar fora de jogo.
19 segundos depois (47 seg depois do golo): o árbitro apita outra vez e aponta o para o centro do terreno, validando o golo.
52 segundos depois (1:35 min depois do golo): está a ser dado o pontapé de saída.



 O vídeo-árbitro está ainda a ser introduzido e, por isso, é natural que tenha ainda aspetos a melhorar. Ainda assim, já ajudou a tomar duas decisões corretas durante este Mundial de Clubes, que é o mais importante.

Os aspetos a melhorar prendem-se com a rapidez da tomada de decisão e com a forma de comunicar a mesma aos jogadores e ao público. Estas falhas são normais num sistema novo. O outro sistema que temos atualmente (sem vídeo-árbitro), está implementado há cem anos, e todas as semanas gera problemas mais graves do que 30 segundos perdidos.

Sem comentários :

Enviar um comentário