quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Ataque da seleção: Quaresma e Éder estão a mais (dados whoscored.com)

Depois da análise à defesa e ao meio-campo da seleção, deixo agora a análise aos avançados, baseada nos dados estatísticos do sítio www.whoscored.com.

Baseando-nos apenas nas exibições desta época (e mantendo a opção de Fernando Santos de levar dois pontas de lança e cinco extremos (que também podem atuar como avançados mais móveis num 4.4.2), os convocados para o ataque português deveriam ser:
  • Extremos: Bruma (Galatasaray), Gelson Martins (Sporting), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Bernardo Silva (Monaco) e Wilson Eduardo (Braga). [Sairiam Pizzi e Quaresma].
  • Pontas-de-lança: André Silva (Porto) e Hélder Guedes (Rio Ave).
Mas isto seria só de acordo com os números. Analisemos com mais cuidado.

Análise aos Extremos:

Extremos da seleção portuguesa

Bruma, aparentemente, está num grande estado de forma. É, segundo o whoscored.com, o jogador que melhores desempenhos tem tido de entre todos os que jogam na Turquia e, por isso, talvez merecesse uma oportunidade.

Poder-se-á argumentar que Bruma é mais importante nos sub-21 (para onde está convocado) do que na seleção principal. Mas esse raciocínio também poderia ser aplicado a Gelson Martins ou Renato Sanches e, no entanto, foram ambos convocados para a seleção A.

Bruma poderia perfeitamente entrar na convocatória no lugar de Quaresma. O jogador do Besiktas é um histórico da seleção, mas creio que estará na altura de a deixar. É capaz do melhor e do pior e, de acordo com os dados do whoscored.com, está abaixo de vários outros extremos portugueses, nomeadamente, de Bruma que até joga na mesma liga. Além disso, pela sua idade (33), Quaresma não é peça importante para o futuro da seleção.

Quanto ao jogador que deveria ser chamado para o lugar de Nani, estou de acordo com a escolha de Pizzi. Olhando só para os registos estatísticos, Wilson Eduardo e Pedro Santos, do Braga, também seriam opções, mas Pizzi tem a vantagem de ser polivalente.

Análise aos pontas-de-lança:


Avançados portugueses

André Silva é, sem dúvida, o melhor ponta de lança português, atualmente. A dúvida reside em quem deverá ser o outro convocado. Éder é presença habitual, mas tenho dúvidas que seja a melhor opção. Hélder Guedes, André Claro e Ricardo Vaz Tê têm estado melhor que o herói da final de Paris, mas também não são nomes muito convincentes.

O cenário é tão mau que talvez a melhor solução seja convocar só um ponta-de-lança (André Silva) e, assim, abrir espaço para mais um extremo. Afinal, na convocatória para o Euro também só havia um ponta-de-lança (Éder).




Estou também no Facebook e Twitter.

Sem comentários :

Enviar um comentário