segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Golos de Bas Dost e de Slimani

Bas Dost teve um início fulgurante no Sporting, com quatro golos em quatro jogos. O holandês já marcou dois golos de cabeça e dois de pé direito e, para já, vai fazendo esquecer Slimani. Que mais se pode esperar de Bas Dost?

Recolhi informação sobre todos os golos marcados por Bas Dost e Slimani nas últimas épocas. Considerei as últimas quatro épocas do holandês, desde que se mudou para Alemanha, e as últimas três do argelino, que foram as que esteve no Sporting.

Golos de Slimani e de Bas Dost


Apesar da sua altura, Bas Dost marca muito mais golos de pé direito do que de cabeça. Ainda assim, marcar 23% dos golos pelo ar é um registo bastante bom e que, em Portugal, é provável que seja melhorado. No entanto, Slimani tem números impressionantes nesse aspeto. Deve haver muito poucos pontas-de-lança na Europa que tenham feito 24 golos de cabeça só nos últimos três anos.

De notar também que Slimani fez vários golos de pé esquerdo, enquanto Bas Dost parece estar muito mais dependente do seu pé direito.

Quanto à zona do campo onde são mais perigosos, aí não há dúvida de que se tratam de dois pontas-de-lança de área. Dos 57 golos de Slimani, apenas três surgiram de remates fora da área (um deles ao Braga, na final da Taça), enquanto Bas Dost apenas marcou um golo for da área nos últimos três anos, que foi... na última sexta-feira, frente ao Estoril!

Assim, este ano o Sporting continua a ter um avançado muito forte dentro da área, sendo de esperar menos golos de cabeça e mais com o pé direito. Vamos ver se se confirma.

Sem comentários :

Enviar um comentário