segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Sporting é o 4.º clube que mais forma na Europa. Porto é 16.º e Benfica 18.º.

O CIES - Observatory of Football publicou hoje a lista dos clubes que formaram mais jogadores a atuar na Europa neste momento (foram considerados 31 campeonatos).

Nos diversos campeonatos da Europa há, atualmente, 54 jogadores formados no Sporting (8 deles mantêm-se em Alvalade); 41 formados no Porto (4 ainda no Dragão); e 40 formados no Benfica (4 na Luz).

Melhores que Sporting, só mesmo Ajax (72 jogadores), Partizan (61) e Dinamo Zagreb (55).

É interessante também olhar para o número de jogadores da formação que jogam atualmente nas cinco ligas mais importantes da Europa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França). Aí, o Sporting é o único clube português a conseguir entrar para o top-50 (e por pouco!).



Nota: O CIES considera como tendo sido formados num clube apenas jogadores que lá estiveram três épocas entre os 15 e os 21 anos.

Estou também no Twitter e Facebook.

3 comentários :

  1. Uma verdade que é omitida pelo nosso jornalixo. Continua com a pesquisa e divulgação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demoraram, mas lá puseram a notícia...

      Obrigado!

      Eliminar
  2. Esses dados estão incorrectos...

    Nas cinco ligas mais importantes da Europa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França) actuam 15 jogadores formados no Sporting: CR7 (Real Madrid), Nani (Valência), Carriço (Sevilha), José Fonte e Cédric (Southampton), Dier (Spurs),Tiago Ilory (Liverpool), João Mário (Inter de Milão), Miguel Veloso (Génova), Mário Rui (AS Roma) e Ronny (HBSC), Moutinho (Mónaco), Pedro Mendes e Afonso Figueiredo (Rennes), e Ricardo Pereira (Nice).

    ResponderEliminar